LIGA COMUNISTA BRASILEIRA ELEGE DELEGADA PARA A 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE DIREITOS LGBTQI+.
A militante Elaine Sallas da secretaria de Mulheres, Negros , LGBTs e PCDs da Liga Comunista Brasileira foi eleita delegada nacional na 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos das Pessoas LGBTQI+ de Santa Catarina realizada de forma híbrida no último final de semana 30 e 31 de agosto em Florianópolis.
A 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos das Pessoas LGBTQI+, convocada pela sociedade civil após três negativas consecutivas do Governo do Estado de Santa Catarina, alegando falta de “materialidade mínima exigida”, tinha por objetivos garantir o debate das proposições estaduais vindas das Conferências municipais, construir as proposições nacionais e eleger a delegação representante para Brasília.

Foram 116 inscritos de todo o Estado de Santa Catarina que durante dois dias de trabalho debateram e aprimoraram as 16 propostas elencadas para a Conferência Nacional nos quatro eixos norteadores: 1 -Enfrentamento à Violência LGBTQI+; 2- Trabalho digno e geração de renda; 3- Interseccionalidades e internacionalização; 4- Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das pessoas LGBTQI+. Também foram aprovadas as diretrizes estaduais para a política pública LGBTQI+ além de moções em Solidariedade ao povo Palestino e pelo rompimento das relações diplomaticas e comerciais com o estado genocida de Israel, bem como, em apoio ao Plebiscito Popular pelo Fim da Escala 6×1, taxação das grandes fortunas e redução do imposto de renda para quem ganha até 5 mil reis. Ao todo foram 25 moções apreciadas e aclamadas.
A Conferência Estadual foi exaltada pela Secretaria Nacional de Direitos LGBTQI+ do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania- MDHC, como um momento de resistência e organização dos movimentos sociais e sociedade civil pela realização, qualidade e participação nos debates propostos.
A Conferência elegeu 23 delegados e a pluralidade da delegação eleita, foi um dos pontos evidenciados, garantindo a representação de todas as interseccionalidades previstas no Documento Orientador, contemplando as variadas vozes de diferentes territorios de Santa Catarina. Em outubro em Brasília teremos comunistas pautando o debate dos direitos das pessoas LGBTQI+ para um país mais plural, que acolha e respeite a diversidade do seu povo.
Liga Comunista Brasileira – LCB – SC
