HONRA E GLÓRIA AOS MÁRTIRES OPERÁRIOS!
No dia 9 de novembro de 1988 o Exército Brasileiro assassinou três operários na greve da CSN. Walmir, Barroso e Amaral foram mortos em uma invasão do Exército na Usina Presidente Vargas, da Companhia Siderúrgica Nacional.
A CSN é um símbolo do desenvolvimento industrial no Brasil. Fruto de um acordo entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, a CSN produzia o aço que deu a base para as indústrias automotiva, naval e metal-mecânica em nosso país. A partir de fins dos anos 70, o movimento sindical e popular viveu forte impulso. Com o fim da ditadura, trabalhadores das estatais estratégicas começaram a fazer greves e movimentos reivindicatórios.
Em fins de 1988, os trabalhadores da CSN em Volta Redonda começaram um movimento grevista. A greve, como é praxe acontecer em usinas siderúrgicas, foi de ocupação. Na siderurgia, os trabalhadores param a produção, mas têm de manter os altos-fornos ligados.
Em 7 de novembro, a Justiça Federal determinou a desocupação da Usina com o Exército. No dia 9 de novembro, o Exército e a PM começam a invasão. Carlos Augusto Barroso, de 19 anos foi morto a coronhadas. Walmir Freitas Monteiro, de 27 e William Fernandes Leite, de 22, morreram baleados.
Volta Redonda se tornou uma praça de guerra. Os operários mantiveram a greve e a ocupação da Usina. No dia 20, a população deu um abraço simbólico nos 12 km de perímetro da Usina.
No dia 22, depois do então ministro da indústria e comércio ameaçar o fechamento da empresa, os trabalhadores suspenderam a greve.
O arquiteto Oscar Niemeyer projetou um monumento em homenagem aos trabalhadores mortos na greve. O monumento foi inaugurado no dia 1 de maio de 1989. No dia seguinte o monumento foi explodido por grupos ligados ao exército, com explosivos fornecidos por bicheiros cariocas.
Os acontecimentos de Volta Redonda são parte significado da história do movimento operário brasileiro. As vitórias eleitorais da esquerda nas eleições municipais de 1988 foram resultados direto do repúdio do povo à repressão aos grevistas. Valmir, Barroso e William são mártires da luta da classe trabalhadora brasileira.
A greve da CSN mereceu atenção de diferentes artistas. A banda de punk rock Garotos Podres compôs a canção Aos Fuzilados da CSN, cujo link para ouvi-la no YouTube é este: https://www.youtube.com/watch?v=y3GV7-Mifxk&list=RDy3GV7-Mifxk&start_radio=1.
Também indicamos o documentário Volta Redonda – Memorial da Greve, de 1989, produzido pela Diocese de Barra do Piraí e Volta Redonda, e dirigido pelo consagrado Eduardo Coutinho, um dos maiores diretores do cinema brasileiro: https://www.youtube.com/watch?v=cbGj29LmRwY.