MANOEL FIEL FILHO, PRESENTE!
Manoel Fiel Filho era um operário metalúrgico. Um operário comunista. Morador da periferia de São Paulo, na região do Jabaquara e operador de prensas hidráulicas em uma fábrica da Mooca, Fiel foi levado no dia 16 de janeiro de 1976 por agentes do DOI-CODI de seu local de trabalho para um calvário de tortura, morte e tentativa de apagamento.
Fiel era um organizador comunista entre os operários da Mooca e fazia a difusão do jornal clandestino do PCB, a Voz Operária. Foi morto no dia seguinte à sua prisão, 17 de janeiro de 1976. Os repressores correram a difundir a versão de suicídio, a exemplo do que fizeram com outro comunista assassinado no mesmo período, o jornalista Vladimir Herzog.
Pela repercussão do caso, e pelo fato do regime não conseguir esconder as torturas e assassinatos nos aparelhos da repressão política, o ditador Geisel demitiu o general Ednardo D’Avila, comandante do exército em São Paulo. Estabeleceu-se a versão de que o ciclo de mortes e desaparecimentos da ditadura terminara ali. Porém, dezenas de brasileiros e brasileiras seriam assassinados até o fim da ditadura militar, em 1985.
A reação popular aos assassinatos em fins de 1975 e início de 1976 mostrou que a ditadura não permaneceria impune. As falsificações dos laudos do IML ficaram patentes. Porém, a família de Manoel Fiel Filho enfrentaria anos de demandas judiciais contra o Estado brasileiro para reestabelecer a verdade acerca das circunstâncias da sua morte.
A vida de Manoel Fiel Filho foi um exemplo de como a resistência à ditadura era presente em todas as camadas da sociedade, indo além da visão de que a luta contra a ditadura era um fenômeno da classe média. Fiel é exemplo de luta, de militante comunista e de organizador político nos locais de trabalho. É um herói da classe operária do Brasil.
Manoel Fiel Filho, presente!
Divulgamos aqui o link do documentário Perdão, Mister Fiel, de 2009, dirigido por Jorge Oliveira e Pedro Zoca, que aborda os eventos da prisão e morte de Manoel Fiel Filho: https://www.youtube.com/watch?v=4ADAsIEFIvo.
Em honra à sua memória, Manoel Fiel Filho batiza uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), no Distrito Regional de Educação de São Mateus, em São Paulo.
Liga Comunista Brasileira – LCB
20 de janeiro de 2026