CARTA DE FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE CAMPINAS DA INTERNACIONAL ANTIFASCISTA CAPÍTULO BRASIL.
CARTA DE CAMPINAS
O fascismo volta a representar uma ameaça real aos povos do mundo. Produto da crise geral do capitalismo, combinado ao declínio acelerado do imperialismo estadunidense, o fascismo se apresenta, mais uma vez, como um instrumento das classes dominantes para perseguir, criminalizar e combater a luta das massas trabalhadoras, da juventude, das mulheres, dos povos originários, das comunidades tradicionais e dos imigrantes.
O fascismo se junta a toda ordem de movimentos reacionários, incentivando os negacionismos científicos e históricos, voltando-se também contra a comunidade LGBTQIAPN+ e contra toda forma de movimento que busque uma outra civilização que não seja baseada na barbárie capitalista e em sua moral e ética excludentes e segregadoras.
Assim como os fascistas de ontem, os de hoje ganham força e influência pelo apoio decisivo de membros dos aparelhos repressivos de Estado (polícia, forças armadas e Judiciário), de líderes religiosos, de políticos sem escrúpulos, de ideólogos do liberalismo, de grandes meios de comunicação e do grande capital financeiro nacional e internacional.
Unem-se todos numa frente política reacionária para destruir, com o recurso à violência, ao terror e à perseguição, os direitos econômicos, políticos e sociais conquistados pelo povo. Trabalham cotidianamente para erodir qualquer tipo de legalidade e impor uma ditadura fascista e miliciana — tudo feito demagogicamente em nome da democracia e da pátria.
O genocídio do povo palestino em Gaza, o primeiro televisionado da história, exemplifica até onde o fascismo pode chegar se não for detido. Assim como a ameaça de Trump de invadir a Venezuela e depor seu legítimo governo, apoiado na mentira de combater redes de narcotráfico. O objetivo real, como todos sabemos, é apossar-se das imensas riquezas energéticas da Venezuela, cujas reservas de petróleo são hoje as maiores do mundo. Fica evidente como o imperialismo requer um Estado de exceção e hiperautoritário de tipo fascista, mantendo um estado de guerra permanente.
Por isso, as organizações sindicais, políticas e sociais aqui presentes tomam a iniciativa de fundar, em Campinas, um núcleo da Internacional Antifascista. A luta contra o fascismo, há cem anos, provou que só a unidade dessas organizações pode fazer frente a essa ameaça. Queremos ser um espaço de organização, luta e denúncia contra o fascismo. Queremos ser um espaço que aglutine a militância antifascista da nossa região.
Com a união de todas as forças que lutam pelo progresso social, pela melhoria das condições de vida do povo e em defesa das franquias democráticas, seremos capazes, como fomos há cem anos, de derrotar de forma definitiva essa ameaça.
Fascistas, não passarão!
INTERNACIONAL ANTIFASCISTA CAPÍTULO BRASIL – NÚCLEO DE CAMPINAS
25 de outubro de 2025